Fibra aumenta a resposta de pacientes com melanoma à imunoterapia

Os pesquisadores estudaram os efeitos de uma dieta rica em fibras – incluindo frutas, vegetais e legumes – e o uso de suplementos probióticos na resposta a bloqueadores de checkpoint imunológico.

Crédito: formulatehealth, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Uma dieta rica em fibras pode ajudar algumas pessoas em tratamento de melanoma a responder ao tratamento de imunoterapia, influenciando o microbioma intestinal, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer do National Cancer Institute (NCI), parte do National Cancer Institute (NCI). Institutos de Saúde e o Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas. Os resultados do estudo, que analisou tanto pessoas com melanoma quanto modelos de camundongos da doença, apareceram em 24 de dezembro de 2021, em Ciência.

Entre os pacientes com melanoma avançado que foram submetidos a imunoterapia com bloqueadores de checkpoint imunológico, aqueles que consumiram pelo menos 20 gramas por dia de fibra alimentar sobreviveram mais tempo sem progressão da doença. Em contraste, o uso de suplementos probióticos pareceu diminuir um pouco a eficácia dos regimes de bloqueadores de checkpoint imunológico. Os probióticos são microrganismos vivos normalmente consumidos como um suplemento para melhorar a saúde intestinal.

“Os dados sugerem que se pode direcionar a composição da microbiota intestinal e afetar a capacidade do paciente de responder à imunoterapia”, disse Giorgio Trinchieri, MD, chefe do Laboratório de Imunologia Integrativa do Câncer no Centro de Pesquisa do Câncer do NCI, um dos co-líderes do estudo. “Consumir uma dieta rica em fibras, como frutas, vegetais e legumes, pode melhorar sua capacidade de responder à imunoterapia”.

A imunoterapia com bloqueadores de checkpoint imunológico ajuda a restaurar a capacidade natural do sistema imunológico de reconhecer e matar células tumorais. Esses medicamentos foram transformadores no melanoma, melhorando o tempo de vida de algumas pessoas com doença avançada, às vezes por anos. No entanto, para muitos pacientes, os bloqueadores de checkpoint imunológico não conseguem impedir o crescimento de seus tumores. Vários estudos sugeriram que a composição das bactérias no intestino pode influenciar a resposta à imunoterapia.

“A questão é: podemos mudar a composição do tipo de bactéria no intestino e melhorar a capacidade de resposta do paciente?” disse o Dr. Trinchieri.

Em um estudo anterior, o Dr. Trinchieri e um grupo diferente de colaboradores mostraram que algumas pessoas com melanoma que inicialmente não responderam ao tratamento com um bloqueador de checkpoint imunológico responderam após receber um transplante fecal de um paciente que respondeu ao medicamento. O transplante fecal, eles concluíram, introduziu diferentes bactérias intestinais que ajudaram a tornar mais fácil para as células do sistema imunológico invadir e matar seus tumores.

“A ingestão de fibras alimentares e o uso de suplementos probióticos também demonstraram afetar a composição das bactérias intestinais. Mais pacientes com câncer estão tomando suplementos probióticos em um esforço para melhorar sua saúde intestinal, mas pouco se sabe sobre como os probióticos – que basicamente alteram a ecologia das bactérias intestinais – afetam a resposta à imunoterapia”, disse ele.

A conexão entre a ingestão de fibras e a resposta à imunoterapia também não é clara. No entanto, um estudo recente liderado por Romina Goldszmid, Ph.D., também do Centro de Pesquisa do Câncer do NCI, mostrou que camundongos alimentados com uma dieta rica em pectina, que é uma fibra abundante nas maçãs, foram capazes de evitar o crescimento do tumor ativando células imunes e reprogramação do microambiente tumoral.

No novo estudo, o Dr. Trinchieri e os co-líderes do estudo Carrie R. Daniel, Ph.D., MPH, e Jennifer A. Wargo, MD, do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, e seus colaboradores analisaram a composição de microrganismos fecais (a microbiota intestinal), hábitos alimentares e uso de suplementos probióticos entre pacientes que estavam sendo tratados para melanoma avançado com bloqueadores de checkpoint imunológico.

Entre os 128 pacientes cuja ingestão de fibra alimentar era conhecida, aqueles que relataram consumir pelo menos 20 gramas de fibra alimentar por dia (uma quantidade que os pesquisadores designaram como “suficiente” para os propósitos deste estudo) viveram mais tempo sem progressão do câncer do que aqueles que consumiam menos fibra alimentar. Cada aumento de 5 gramas na ingestão diária de fibra alimentar correspondeu a um risco 30% menor de progressão da doença.

Os pesquisadores também analisaram o impacto da fibra dietética na resposta ao tratamento com medicamentos anti-PD-1, uma categoria de bloqueadores do ponto de verificação imunológico, em modelos de melanoma em camundongos. Para imitar as diferentes dietas nos pacientes com melanoma, eles alimentaram os camundongos com uma dieta rica em fibras ou com pouca fibra, injetaram os camundongos com células de melanoma e, em seguida, trataram os camundongos com terapia anti-PD-1. Os camundongos que receberam a dieta rica em fibras atrasaram o crescimento do tumor após o tratamento anti-PD-1, em comparação com os camundongos que receberam a dieta pobre em fibras.

Os pesquisadores então repetiram os experimentos em camundongos livres de germes – isto é, camundongos que não têm bactérias em seus intestinos.

“Em camundongos livres de germes, a dieta não fez diferença na resposta à imunoterapia”, disse o Dr. Trinchieri. “Isso sugere que a dieta está afetando a resposta à terapia de checkpoint imunológico, alterando a composição da microbiota intestinal”.

Dr. Trinchieri observou que um possível mecanismo pelo qual a fibra dietética exerce seu efeito benéfico é aumentar os tipos de bactérias no intestino, como Ruminococcaceae, que produzem altos níveis de certos ácidos graxos de cadeia curta que têm um efeito antitumoral.

“Nós vimos um aumento em um desses ácidos graxos de cadeia curta, propionato, em camundongos que foram alimentados com uma dieta rica em fibras”, disse o Dr. Trinchieri. “Além disso, os pacientes cujo câncer respondeu à imunoterapia tiveram uma maior abundância de bactérias Ruminococcaceae em sua microbiota intestinal em comparação com aqueles que não responderam à terapia”.

Os pesquisadores também analisaram o impacto dos probióticos nas bactérias intestinais no modelo de melanoma em camundongo. Os ratos alimentados com probióticos tiveram uma resposta reduzida ao tratamento com drogas anti-PD-L1 e desenvolveram tumores maiores do que os ratos controle. Análises posteriores mostraram que camundongos alimentados com probióticos tinham níveis mais baixos de células imunes que matam tumores, sugerindo uma resposta imune enfraquecida.

No estudo em humanos, quase um terço dos pacientes relataram ter tomado um suplemento probiótico no mês passado. Embora os pesquisadores tenham notado que o pequeno tamanho da amostra e a variedade de probióticos usados ​​pelos pacientes dificultaram a obtenção de conclusões definitivas sobre a associação entre o uso de probióticos e a resposta aos bloqueadores do ponto de controle imunológico, eles observaram que os pacientes que consumiram os níveis mais altos de fibra alimentar sem uso de probióticos sobreviveram por mais tempo.

“O impacto da fibra alimentar e dos probióticos na microbiota intestinal é apenas parte do quadro geral”, advertiu o Dr. Trinchieri. “Muitos fatores podem afetar a capacidade de um paciente com melanoma responder à imunoterapia. No entanto, a partir desses dados, a microbiota parece ser um dos fatores dominantes. Os dados também sugerem que provavelmente é melhor para pessoas com câncer recebendo imunoterapia não usar probióticos comercialmente disponíveis”.

Ele observou que estudos maiores são necessários e devem incluir outros tipos de câncer além do melanoma.

Sobre o Centro de Pesquisa do Câncer (CCR): O CCR compreende cerca de 250 equipes que realizam pesquisas básicas, translacionais e clínicas no programa intramuros do NCI – um ambiente que apoia a ciência inovadora destinada a melhorar a saúde humana. O programa clínico do CCR está localizado no NIH Clinical Center – o maior hospital do mundo dedicado à pesquisa clínica. Para mais informações sobre a CCR e seus programas, visite ccr.cancer.gov.

Sobre o Instituto Nacional do Câncer (NCI): O NCI lidera o Programa Nacional do Câncer e os esforços do NIH para reduzir drasticamente a prevalência do câncer e melhorar a vida dos pacientes com câncer e suas famílias, por meio de pesquisas sobre prevenção e biologia do câncer, desenvolvimento de novas intervenções e treinamento e orientação de novos pesquisadores. Para obter mais informações sobre o câncer, visite o site do NCI em cancer.gov ou ligue para o centro de contato do NCI, o Cancer Information Service, em 1-800-4-CANCER (1-800-422-6237).

Sobre os Institutos Nacionais de Saúde (NIH): O NIH, a agência de pesquisa médica do país, inclui 27 institutos e centros e é um componente do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. O NIH é a principal agência federal que conduz e apoia pesquisas médicas básicas, clínicas e translacionais e está investigando as causas, tratamentos e curas para doenças comuns e raras. Para obter mais informações sobre o NIH e seus programas, visite nih.gov.