Como é a dor de câncer no intestino? Para um tratamento precoce

Algumas pessoas se perguntam como é a dor de câncer no intestino, até mesmo para garantir que seja feito o tratamento precoce. É normal que você se preocupe com a sua saúde, afinal de contas, a nossa vida é o nosso bem mais precioso. Por isso, é preciso zelar e ter a certeza de que estamos saudáveis.

Há várias formas de prevenir o câncer, e é de grande importância que as pessoas tenham acesso a tais informações. No entanto, também é de grande valia que se saiba como é a dor de câncer no intestino. Afinal, sabendo como ela é, ao apresentar algum sintoma, procura-se um médico com urgência, a fim de tratar o problema.

Contudo, não podemos deixar de falar uma coisa. É claro que é válido saber como é a dor de câncer no intestino. Porém, você deve ter em mente que há vários outros sintomas relacionados a esse tipo de câncer e, para garantir o tratamento precoce, deve-se ter conhecimento de todos eles.

Mas, outra coisa que não podemos deixar de citar é que, quando as pessoas se perguntam como é a dor de câncer no intestino, a primeira coisa que vem à mente é dor de barriga, por exemplo. Esse até pode ser um tipo de dor, mas pode ocorrer outros tipos.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, bem como aprender como é a dor de câncer no intestino, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que de fato importa!

Como é o câncer no intestino?

A primeira coisa que você deve saber a respeito desse assunto diz respeito a como é o câncer de intestino. Afinal de contas, esse é um dos órgãos mais extensos e complexos do ser humano. Sendo assim, essa doença pode afetar mais de uma região do intestino.

Sendo assim, você deve saber que o câncer de intestino abrange também os tumores, os quais se iniciam na parte do intestino grosso, o cólon, reto e termina no ânus, que é a parte final do intestino. Ou seja, pelo fato de haver mais de um tipo de câncer, as dores são diferentes.

Portanto, para saber como é a dor de câncer no intestino, é preciso considerar esses dois tipos, os quais são conhecidos por câncer de cólon, câncer de reto ou colorretal. No entanto, a boa notícia é que, na grande maioria dos casos, trata-se de uma doença curável, desde que detectada de forma precoce.

Ou seja, para aumentar as chances de cura, é indispensável que o paciente trate a doença logo no início e, esse é um dos motivos para que as pessoas tenham ainda mais dúvida em saber como é a dor de câncer no intestino.

Quanto menor for o câncer, menos ele terá se espalhado para outros órgãos. Dessa forma, deve-se retirar uma parte pequena do intestino, o que implica na melhor recuperação. Por isso, existem vários tipos de cirurgia no intestino.

Quais são os fatores de risco do câncer no intestino?

Fato é que existem alguns fatores de risco para cada tipo de câncer. Então, para tratar a doença de forma precoce, não basta apenas saber como é a dor de câncer no intestino, mas também saber os fatores de risco. Dentre eles, podemos citar:

• Idade igual ou superior a 50 anos;
  • Excesso de peso;
  • Falta de consumo de fibras;
  • Consumo excessivo de carnes processadas;
  • Ingestão excessiva de carne vermelha;
  • Tabagismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas.

Esses são os principais fatores de risco, aos quais você deve ficar atento. No entanto, ainda há outros, que são um pouco mais específicos. A exemplo, podemos citar o histórico familiar de câncer de intestino, o qual aumenta as chances desse problema se desenvolver.

Fora isso, ainda há outras doenças inflamatórias do intestino que podem aumentar as chances do câncer, como retocolite ulcerativa crônica, doença de Crohn e outras doenças hereditárias como polipose adenomatosa familiar (FAP).

Ademais, a grande exposição à radiação, como os raios X e gama também podem aumentar o risco de câncer de cólon e, por esse motivo, profissionais do ramo da radiologia industrial e médica devem ficar mais atentos. Até na própria cirurgia de câncer no intestino tem seus riscos, mas como em qualquer cirurgia.

Como é a dor de câncer no intestino?

A primeira coisa que você deve saber a respeito de como é a dor de câncer no intestino, é que ela vai variar de acordo com cada paciente. Afinal de contas, esse sintoma tem ligação direta com o quanto a doença está avançada.

Ou seja, quanto mais precoce for o câncer, sinal de que a doença ainda não se desenvolveu tanto. Como consequência, a dor é menor. Em contrapartida, se o câncer já se alastrou para outros órgãos, a dor vai ser proporcional.

No entanto, a grande parte das pessoas acham que a dor se resume em um desconforto na região do abdome, mas, a depender de qual parte do intestino o câncer atacou, há outras dores. O paciente pode sentir um desconforto gástrico ou ter dor ao evacuar, por exemplo.

Ademais, como o câncer no intestino pode causar prisão de ventre, o paciente pode sentir um certo desconforto devido a esse fato. Mas, no que diz respeito à intensidade da dor, isso vai variar de acordo com a doença.

Então, por mais que hoje o paciente sinta uma dor leve, à medida que o tempo passa e que a doença se desenvolve, a dor tende a aumentar. Por isso, é de suma importância procurar um médico para fazer o tratamento precoce.

Quais são os sintomas do câncer no intestino?

Agora que você já sabe como é a dor de câncer no intestino, é interessante saber quais são os demais sintomas, até mesmo para tratar a doença o quanto antes. Vale lembrar que um paciente não necessariamente precisa sentir todos eles, que são:

• Diarreia ou prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes;
  • Afinamento das fezes;
  • Flatulência constante;
  • Cansaço;
  • Desconforto na região gástrica;
  • Constipação intestinal;
  • Dor ao evacuar etc.

Porém, vale lembrar que uma pessoa pode apresentar um ou mais desses sintomas e não estar com câncer. Afinal de contas, muitos deles podem ser causados por várias outras doenças gastrointestinais. Sendo assim, procure um médico para que ele faça o diagnóstico preciso.

Leia também: Como é a dor do câncer de mama? Descubra mais!